Tratamento De Odores Para Fase Gasosa

ODOR
Odores são sensações resultantes da recepção de um estimulo pelo sistema olfativo. Durante a respiração normal as moléculas químicas no ar passam pelos receptores olfativos localizados no topo e atrás da cavidade nasal. Os nervos olfativos enviam os sinais para cérebro que cria a sensação. Odores são causa de irritação e desconforto sendo responsáveis por cerca de 70% das queixas ambientais no mundo.
TRATAMENTO DE EFLUENTES E ODOR
É uma premissa fundamental, reconhecida por todos nós, que o esgoto por sua própria natureza, é odorífero. Afinal de contas, coletamos esgoto de centenas, milhares e/ou milhões de residências e instalações comerciais, através de canais fechados por longos períodos. Este esgoto ao ser descarregado nas estações de tratamento tem um alto potencial de liberar odores incômodos à população.

Historicamente, as estações de tratamento de esgoto foram instaladas no que eram até então consideradas como distancias seguras dos vizinhos, em terrenos não urbanizados ou em locais onde as próprias operações adjacentes eram consideradas um incomodo.

Porém, nos dias de hoje, o distanciamento que funcionou como um “amortecimento” das sensações diminui cada vez mais. É claro que os eventos de odor e reclamações aumentam à medida que as cidades crescem e se aproximam das áreas utilizadas para as indústrias, tratamento de efluentes e manejo de resíduos sólidos.

Normalmente a reclamação dos vizinhos é a principal força motriz para os gerentes e operadores iniciarem os trabalhos e estudos para amenizar e/ou tratarem as substâncias causadoras do odor.

POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ODOR NAS PLANTAS DE ESGOTOS

Os potenciais pontos de geração de odor no tratamento de esgoto são as elevatórias, o tratamento primário e o tratamento/secagem do lodo.

A geração e desprendimento das substâncias odoríferas dependem de vários fatores como nível de DBO, concentração de sulfatos, temperatura, pH e turbulência.

É impossível controlar e até minimizar todos estes fatores ao mesmo tempo, portanto é fundamental tratar o ar que irá transportar as substâncias odoríferas até a população vizinha. Se o ar sai limpo da fonte geradora irá chegar limpo e sem odor na vizinhança. SEJA UM BOM VIZINHO!!!

Utilizando várias tecnologias a Planalto Hidrotecnologia pode ajudar sua empresa a eliminar os componentes odoríferos mais diversos, numa ampla gama de concentrações e de vazões em estações de tratamento de efluentes e estações elevatórias de bombeamento.

TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES NA FASE GASOSA

COMPLEXIDADE x ESPAÇO OCUPADO

CONCENTRAÇÕES COMPOSTOS ODORIFEROS

Baixa Concentração < 15 ppmv

Recomendamos: DryScrubber e Biofiltro

Média Concentração 15 ~ 75 ppmv

Recomendamos DryScrubber, Biofiltro e Torre Molhada

Alta Concentração acima de 75 ppmv

Recomendamos Biofiltro e Torre Molhada

entre em contato

Fale conosco, teremos muito prazer em atendê-lo (a).

Telefone

+55 11 5592-1010

Email

contato@planalto.eng.br

Endereço

Rua Luís Góis, 59,
Bairro Mirandópolis,
São Paulo/SP
CEP 04043-250

Redes sociais

Todos os Direitos Reservados @ Planalto Cristaline

Desenvolvido por