Extintores De Cal – Wallace&Tiernan

Tipos de Cal:

Calcário:

É uma rocha sedimentar que contém minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita a rocha calcária é denominada calcário dolomítico.

As principais impurezas que o calcário contém são as sílicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnésio, gipso, glauconita, fluorita, óxidos de ferro e magnésio, sulfetos, siderita, sulfato de ferro, dolomita e matéria orgânica, entre outros.

Cálcio Puro > 90% CaCO3

Dolomítico – CaCO3 + MgCO3

Cal Virgem:

Óxido de Cálcio (CaO) é a substância de fórmula química CaO. Em condições ambientes, é um sólido branco e alcalino. É obtida pela decomposição térmica de calcário (queima).

CaCO3 + Calor (900 ºC) → CaO + CO23

A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo. No tratamento de água e efluentes é utilizado para controle de pH nas diversas etapas e também para inertizar o lodo resultado nas etapas de tratamento (https://hidro.planalto.eng.br/estabilizacao-de-lodos).

Cal Hidratada:

O Hidróxido de cálcio, também conhecido como cal hidratada, cal apagada, leite de cal, hidróxido de cálcio em suspensão é um composto químico de fórmula Ca(OH)2. Apresenta-se quando puro como um sólido branco e inodoro

Comparação Cal Hidratada x Cal Virgem

Desta maneira a cal virgem tem várias vantagens de uso, principalmente em grandes demandas, como por exemplo:

  • Mais massa transportada por viagem de caminhão
  • Menos espaço de silagem
  • Silos mais baixos
  • Entre outras

DEFINIÇÃO EXTINÇÃO DE CAL

Tecnicamente é o processo no qual os materiais da terra se desintegram quando expostos à umidade. A extinção da cal virgem por adição de água, transforma o óxido de cálcio em hidróxido de cálcio.

CaO + H2O    à   Ca(OH)2 + Calor (272 kcal/kg)

A cal é um dos produtos químicos mais comuns usados nos processos de tratamento de água e efluentes, mas o custo das soluções de cal hidratada a granel torna-se proibitivo à medida que a necessidade de aplicação é muito grande. A hidratação no LOCAL é a solução ideal para manter os custos gerenciáveis. O transporte de sólidos é muito mais econômico.

VARIAÇÕES NA CALCINAÇÃO
VARIAÇÕES NA EXTINÇÃO

EXTINTOR DE CAL W&T A58

O Sistema de Extinção de Cal A-758TM, lançado em 1959, pela Wallace&Tiernan, estabeleceu-se como a referência para extinguir a cal em pasta contínua. O processo de extinção de cal contínua do sistema desintegra a cal viva com água para formar cal hidratada. Os extintores de pasta utilizam metade da água dos apagadores de lama, levando a temperaturas de extinção mais altas, tempo de retenção mais curto, espaço de equipamento menor e o mais importante tamanho de partícula de hidrato menor para maior reatividade química do processo.

TEMPERATURA x TEMPO
TAXA DE ASSENTAMENTO x TEMPO

Atualmente extintores de Cal A-758TM são produzidos pela Integrity Municipal Services (USA) parceira da Planalto Hidrotecnologia desde sua fundação.

Processo

Água e cal viva (CaO) são alimentadas no compartimento de mistura do extintor em uma proporção aproximada de 2:1. A cal é dosada por um alimentador gravimétrico de cinta de pesagem ou um parafuso volumétrico ou alimentador tipo esteira. O controle da taxa de alimentação de cal determina a saída do sistema slaker. O fluxo de água é controlado automaticamente por uma válvula de ajuste de água sensível ao torque.

No compartimento de extinção, dois eixos de pás entrelaçados, girando no sentido anti-horário, misturam a cal virgem e a água em uma composição tipo pasta, controlada pela válvula de torque na proporção de extinção de 2:1. Qualquer variação na consistência da pasta causada pela perda de vapor, qualidade da cal ou flutuações de tamanho, ou mudanças na taxa de alimentação de cal, resulta em uma carga de torque diferente nos eixos das pás. Isso faz com que a válvula de torque ajuste o fluxo de água para manter a consistência da pasta desejada.

A pasta e os insolúveis arrastados movem-se para a frente em forma de plug-flow. Após aproximadamente 5 minutos, a pasta de cal completamente extinta flui através de um tanque para o compartimento de diluição. Neste ponto final do tanque, os bicos de água direcionam um spray de corte para diluir a pasta em uma pasta de cal em uma concentração aproximada de 4:1. Isso também libera os insolúveis da pasta de cal para que possam ser removidos. Dois conjuntos de ancinhos giratórios mantêm a cal em suspensão e ajudam a mover os insolúveis para o separador/classificador.

Poeira e vapor, gerados pela reação exotérmica da cal e da água, são retirados por um supressor de vapor-poeira integrado, operado por água. O vapor e o pó são condensados ​​e devolvidos ao compartimento de diluição. Excesso de vapor e vapor de água são ventilados para fora do extintor.

Extintor de Cal Instalado pela Planalto Hidrotecnologia na Saneago

Extintor de Cal Instalado pela Planalto Hidrotecnologia na Sabesp

entre em contato

Fale conosco, teremos muito prazer em atendê-lo (a).

Telefone

+55 11 5592-1010

Email

contato@planalto.eng.br

Endereço

Rua Luís Góis, 59,
Bairro Mirandópolis,
São Paulo/SP
CEP 04043-250

Redes sociais

Todos os Direitos Reservados @ Planalto Cristaline

Desenvolvido por