Estabilização De Lodos – Inertização Lodos

Lodos são estabilizados basicamente para:

• Reduzir patógenos;
• Eliminar odores;
• Reduzir ou eliminar potencial de apodrecimento.

Para tanto é necessário eliminar as condições favoráveis de sobrevivência dos micro-organismos no lodo. Uma das maneiras é a adição de produtos químicos ao lodo de maneira a inviabilizar a sobrevivência dos micro-organismos.

Além dos aspectos de saúde pública, estéticos e de odores a estabilização / inertização do lodo resulta em:

Além dos aspectos de saúde pública, estéticos e de odores a estabilização / inertização do lodo resulta em:
R
Redução do volume do lodo
R
Redução da produção de gás metano
R
Melhor secagem do lodo

A Planalto Hidrotecnologia tem o know-how para fornecer sistemas completos para estabilização / inertização alcalina do lodo

com base na experiência do fornecimento de dezenas de sistemas completos de dosagem de cal hidratada e virgem.

Misturador homogenizador

A estabilização / inertização do lodo se dá pela adição de cal, para manter um alto valor de pH possibilitando a destruição dos organismos patogênicos.

A vantagem da estabilização / inertização alcalina do lodo é a produção de um material estável muito semelhante a um solo enriquecido embora ainda com material orgânico e nutrientes, porém concentração bastante reduzida de patógenos.

Em alguns casos é possível produzir um lodo de Classe A após a estabilização / inertização.

No processo de estabilização / inertização alcalina do lodo, adiciona-se uma quantidade de cal para elevar o pH até 12 ou mais. O elevado pH retarda ou mesmo interrompe as reações microbiológicas. Desta maneira o lodo não irá apodrecer, não gerará odores e não apresentará riscos à saúde.

Se no processo da estabilização / neutralização do lodo for utilizado a Cal Virgem ao invés da Cal Hidratada, inicialmente teremos a reação da cal com a água para formar o hidróxido de sódio. Esta reação é exotérmica e libera aproximadamente 64 kJ/g.mol de energia. A ocorrência desta reação resulta além da elevação do pH um aumento substancial da temperatura do lodo. Está temperatura pode ultrapassar 50.C que será suficiente para a inativação de ovos de protozoários.

O processo de pós-tratamento (após o desaguamento) com cal virgem é o mais comum e apresenta vantagens significativas como:
R
Utiliza-se óxido de cálcio diretamente sem necessidade de hidratação prévia
R
Não há requisitos quanto ao desaguamento do lodo

A homogeneização do lodo com cal é a etapa crítica do sistema e consiste na dosagem de CaO, alimentação/transporte do lodo e o equipamento de mistura assegurando o tempo necessário para o contato da cal com as partículas de lodo.

Quando o lodo e a cal são bem misturados, a mistura resultante apresenta partículas bem fragmentadas, permitindo a armazenagem por longos períodos, sua fácil distribuição no solo utilizando equipamentos convencionais de aplicação de adubos.

Sistema Completo Alimentação Cal – Planalto Hidrotecnologia

ESQUEMÁTICO DE PROCESSO – Inertização Lodo

entre em contato

Fale conosco, teremos muito prazer em atendê-lo (a).

Telefone

+55 11 5592-1010

Email

contato@planalto.eng.br

Endereço

Rua Luís Góis, 59,
Bairro Mirandópolis,
São Paulo/SP
CEP 04043-250

Redes sociais

Todos os Direitos Reservados @ Planalto Cristaline

Desenvolvido por